0

Atividades Rítmicas e Expressivas

 
Aula realizada com uma turma de 7ª série:
Tema: o corpo e o ritmo
Objetivo: explorar o ritmo através do corpo
Contéudo: atividades ritmicas
Situações: reuni os alunos em circulo e expliquei como seria a aula. Após solicitei que os alunos, sentados, executassem movimentos de membros inferiores e superiores imitanto os movimentos executados por mim. Em um segundo momento pedi que criassem outras maneiras de se movimentar produzindo sons, utilizando o corpo. Solicitei também que elaborassem uma sequência ritmica, utilizando o corpo para produzir sons, para apresentar aos colegas. Por fim sentamos em circulo para que relatassem as dificuldades encontradas durante a aula.
Obs: a aula foi tão produtiva que rendeu mais duas aulas, uma para concluir a tarefa de elaborar a sequência rtimica e outra para a apresentação da mesma. Ao falarem sobre a atividade os alunos disseram que a maior dificuldade foi adequar seu ritmo ao ritmo do colega. Foi sincronizar os movimentos para produzir a sequência. Acabamos falando de sincronia, de código individual e coletivo, e de perceber o outro!!!Foram aulas maravilhosas!!!…*** sugestões: apresentar um vídeo sobre produção de sons utilizando o corpo, ou antes de iniciar a tarefa , ou após como fechamento!!!! Há grupos no brasil que fazem um trabalho excelente com esse tema, como o grupo barbatuques. Veja o vídeo.
 

barra59

Aula

Tema: câmera lenta

Objetivo: realizar, lentamente, movimentos variados, demonstrando ter domínio corporal

Conteúdo: domínio corporal

Situações: após reunir os alunos, em circulo, e explicar como seria a aula, solicitei que eles realizassem, individualmente, determinados movimentos em “câmera lenta” tais como: andar na lua, andar contra o vento, comemorar…
Posteriormente eles formaram grupos para dramatizar cenas engraçadas em câmera lenta e após apresentaram aos colegas.
Comentários: os alunos gostaram muito da aula e eu também! Suas dramatizações foram ricas em detalhes e muito criativas. Foram necessárias duas aulas para os alunos concluírem a tarefa.
Em outra turma, porém, apresentaram dificuldades em criar uma cena e foi necessário estipular um tema para cada grupo... Isso é que faz ser maravilhoso dar aula! A diversidade!



0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.